Loading...

Turismo

Serra Azul de Minas se localiza a aproximadamente 274 km da capital mineira interligadas pela rodovia MG-010, o município é tranquilo e chama atenção por sua admirável paisagem natural. 
Em seu centro histórico, a famosa Calçada Grurita atesta a presença dos escravos na cidade através de pedras cravadas no chão. Contendo em seu acervo histórico duas pequenas capelas: Senhor Bom Jesus, cujo partido construtivo guarda os padrões coloniais e Nossa Senhora do Amparo. Tem como atração a festa da cidade realizada em Julho, em que milhares de turistas visitam a cidade para acompanhar diversas atrações,como cavalgada, festa do serrazulense, festa do divino, festa do cruzeiro e bandas de nível nacional,e também a Festa Ruralista,que retrata os traços culturais e religiosos da cidade que vem sendo preservados desde a era dos tropeiros.Para quem gosta de turismo ecológico, a cidade oferece trilhas de matas fechadas que levam a magníficas cachoeiras e serras com exuberantes vistas panorâmicas. Serra Azul de Minas faz parte do Parque Estadual do Pico do Itambé com (840 ha), constituindo assim uma flora característica da região que é muito rica e campestre. Na região podem-se encontrar diferentes fisionomias, mas o bioma que prevalece é o do cerrado.  
 

Cachoeira do Trombé

Na divisa dos municípios de Serra Azul de Minas e Itambé, fica a Cachoeira do Trombé; uma das muitas quedas do Rio Vermelho, que banha Serra Azul de Minas. O local é destinado ao turismo, com trilhas e muita área verde, propício a um delicioso banho nas suas quedas.
São 8km de asfalto, até a divisa com o Município de Itambé, mais 4km de estrada de terra (boa qualidade) e 150m de caminhada leve!

Serra da Gurita

    Serra da Gurita, rota de tropeiros e garimpeiros no período colonial, o principal cartão postal de Serra Azul. Contamos com visita grada ate o topo da serra, um local de beleza rara e natureza exuberante!

Cachoeira da Barragem 

    3 km pelo asfalto, sentido a Itambé e 50 metros de descida a pé, trilha de fácil acesso.